sexta-feira, 20 de novembro de 2009

LEMRANDO 20 DE NOVEMBRO


Hoje no 20 de Novembro, reflito algumas coisas sobre a Consciência Negra. Será que tanta luta, tanta dor, tanto sofrimento, manifestações, festividades e feriado, consegue despertar no povo essa tal consciência? Diante disso, já ouvi alguns questionamentos sobre o assunto e tento responde-los, afim de entender todo esse processo de Consciência Negra.


Algumas perguntas e respostas.


Pergunta: A consciência agora tem cor?

Resposta: Não a consciência não tem cor, assim como o preconceito e discriminação nunca tiveram, mas muita gente sofreu por isso.


Pergunta; Porque instituir um feriado para a Consciência Negra? O que eu tenho haver com a escravidão ocorrida no passado?

Resposta: Essa eu respondo com algumas perguntas. E por que não haver um feriado exaltando a luta de um povo, de um herói (Zumbi) que lutou por uma causa legítima? Porque existe feriado para Tiradentes, Proclamação da República, Dia da Independência? Porque os idealizadores dessas causas eram brancos?. Todos nós temos haver com esse assunto, essa bárbare ocorrida nos séculos anteriores em nosso país deixaram sequelas que vão além do preconceito e discriminação racial, passando por fatores sociais e políticos.


Pergunta: Essa consciência Negra não é um racismo ao contrário?

Resposta: Se for mal utilizada, empregada pode cair nesse erro. Mas os interesses e reais valores que essa consciência nos traz, está bem acima disso, buscando reparar um erro histórico de desigualdade numa forma de respeito e união, sem qualquer tipo de discriminação.


Bom essas são algumas das coisas que já ouvi sobre o tema, e das quais sempre tive a necessidade e vontade de expressar minha opinião. Tá certo que o tema é complexo, que gera várias discussões e opiniões e que deve ser tratado por gente que tem um respaldo de informações maior. Mas ai vai um pouco da minha reflexão......Valeu Zumbi!!!

DIA 21/11 - ENCONTRO DE SAMBISTAS

Mais uma dessa rapaziada...Brão e Dedé... haja fígado!!!!